Uma história de resistência.
Um futuro de transformação.

Em 1976, nascia na Bahia a OAS, empresa de engenharia e construção que cresceu e se transformou em um grupo empresarial, referência técnica na área de infraestrutura.

Esse grupo teve sua história abalada em 2014, quando foi deflagrada a Operação Lava-Jato para investigar um esquema de corrupção envolvendo políticos e empresas públicas e privadas do setor, entre elas, a OAS.

A investigação impactou sobremaneira a realidade dessas empresas, levando à condenação de executivos, ao comprometimento de ativos financeiros, ao encolhimento drástico das operações. Tudo isso gerou danos aos negócios, às pessoas, à sociedade e ao País.

Diante desse cenário, o grupo OAS respondeu às demandas da Justiça e empreendeu uma grande jornada de resiliência e transformação para preservar seu legado.

Revisitou seu modelo de gestão de forma profunda e iniciou um processo de acerto de contas com o País, que teve seu marco na assinatura do acordo de leniência em 2019.

Ao mesmo tempo, passou por uma reestruturação financeira que possibilitou a sua saída da recuperação judicial para acertar as contas também com seus credores e parceiros.

Hoje, passados sete anos altamente desafiadores, o grupo segue cumprindo seus compromissos com a sociedade. E se sente pronto para iniciar uma nova etapa, com uma nova visão de futuro, acreditando que o Brasil precisa investir largamente em infraestrutura, contando com o trabalho e a expertise de parceiros competentes.

Nesse contexto, se faz necessário demarcar essa mudança de maneira definitiva com novo nome e nova marca. Esse novo nome assina o compromisso da holding com as melhores práticas sociais, ambientais e de governança. E traz consigo as condições essenciais para implementar um crescimento sustentável e a visão de ser um agente de transformação para a democratização da infraestrutura do País.

Conheça nossa história

Nossos compromissos

• Satisfazer as expectativas dos clientes.

• Garantir a qualidade dos serviços, atendendo aos requisitos legais, normas e especificações aplicáveis.

• Prevenir riscos à segurança e preservar a saúde dos trabalhadores.

• Respeitar o meio ambiente e prevenir a poluição.

• Promover o desenvolvimento e o bem-estar dos trabalhadores por meio de ações de responsabilidade social.

• Buscar a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrada de QSMS.

Política de QSMS

Entende que a qualidade é de vital importância para assegurar o desenvolvimento da empresa. A responsabilidade por QSMS — Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde — é de todos e está presente nas atividades, nas atitudes e nos valores: orientação para resultados, competência profissional, garra e confiança.

Nossa cultura

A Metha e seus colaboradores possuem em sua cultura resiliência, força e performance. Atender às expectativas dos clientes, de forma ética e transparente, está intrínseco em seus valores.

Nossos valores

• Resiliência

• Garra

• Performance

• Orientação para resultados

• Transparência

Nossos números

2.000

+ de 2 mil obras realizadas

12 milhões

12.750.000 m² construídos

22.1 milhões

22.100.000 m³ de concreto utilizados

4.600

4.600 km de rodovias implementadas

41.000

41.000 km de tubulações instaladas

440 km

440 km de canais

33.000

33.000 m de extensão de túneis

491 milhões

491.000.000 m³ de terraplenagem

Prêmios

2016

• Revista Exame Melhores e Maiores, pelo nono ano consecutivo, ocupando o 9º lugar por vendas líquidas.

2015

• Revista Exame Melhores e Maiores, pelo oitavo ano consecutivo, ocupando o 5º lugar por vendas líquidas, o 78º lugar entre os 200 maiores grupos privados com atuação no País e 140º lugar entre os 200 maiores grupos com atuação na América Latina.

2014

• Revista Valor 1000: a Metha (OAS) ocupa o 3º lugar no segmento de construção e engenharia, o 60º lugar entre as 1000 maiores empresas do Brasil e o 49º como maior empresa da região Sudeste.

• Revista Valor Carreira: destaque, pelo segundo ano consecutivo, na edição As Melhores na Gestão de Pessoas, ocupando o 3º lugar no ranking de empresas “Acima de 16.000 funcionários”.

2013

• Revista Exame Melhores e Maiores, pelo sexto ano consecutivo, ocupando o 5º lugar, o 56º lugar entre os 200 maiores grupos privados com atuação no País e 101º lugar entre os 200 maiores grupos com atuação na América Latina.

• 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A – Exame 2013.

• Revista O Empreiteiro – 500 Grandes da Construção 2013, pelo décimo ano consecutivo.

• Prêmio Época Empresa Verde 2013 – Boas Práticas Industriais, na categoria Indústria.

• Na 39ª edição do Prêmio Aberje de Jornalismo Empresarial, a OAS foi vencedora em duas categorias: pela região de São Paulo, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, a Construtora OAS venceu com o case Campanha Nacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e pela região Sul, na categoria Comunicação e Organização de Eventos, a OAS Investimentos venceu com o case Inauguração da Arena Grêmio.

• A OAS Investimentos foi vencedora da etapa regional do Sul na categoria “Comunicação e Organização de Eventos”, com o case da Inauguração da Arena do Grêmio.

2012

• Revista Exame Melhores e Maiores, pelo quinto ano consecutivo, ocupando o 8º lugar; o 72º lugar entre os 200 maiores grupos privados com atuação no País e 138º lugar entre os 200 maiores grupos com atuação na América Latina.

Americas Deal of The Year, premiação concedida anualmente pela revista Project Finance. A OAS consagrou-se vencedora por sua significativa contribuição para o desenvolvimento e inovação da indústria da infraestrutura da América Latina.

• Revista O Empreiteiro – 500 Grandes da Construção 2012, pelo nono ano consecutivo.

• A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares é eleita uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A – Exame 2012.

• OAS Empreendimentos é Top de Marketing 2012 na categoria Mercado Imobiliário, da Associação dos Dirigentes de Marketing de Vendas do Brasil – ADVB/RS.

• Prêmio Época Empresa Verde 2012 – Boas Práticas Industriais, na categoria Indústria.

• Prêmio Destaque de Comércio Exterior, na categoria Exportador de Serviços, iniciativa conjunta da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC.

Ver todos os prêmios e menções

Nossas certificações

Todos os processos da Metha passam por auditorias externas para manutenção de suas certificações nas normas:

ISO 9001: 2015 - Sistema de Gestão da Qualidade;

ISO 14001: 2015 - Sistema de Gestão Ambiental;

OHSAS 18001: 2007 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais.

O certificado ISO 9001 atesta a qualidade dos produtos e processos, pois se baseia em uma série de princípios do gerenciamento de qualidade, incluindo foco no cliente, motivação e comprometimento da alta administração, abordagem do processo e melhoria contínua.

O certificado ISO 14001 demonstra comprometimento com proteção ao meio ambiente por meio de práticas sustentáveis. Toda organização que pensa em controlar os impactos de suas atividades no meio ambiente precisa desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A melhor maneira de estabelecer e controlar esse sistema é por meio da norma ISO 14001.

A garantia de que as empresas possuem um ambiente seguro para seus trabalhadores é notada no mercado pelas certificações OHSAS 18001 e ISO 45001 que, quando integradas aos Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e de Qualidade (ISO 9001), representam a garantia e a responsabilidade da empresa perante a saúde e a segurança de seus colaboradores, a qualidade dos seus serviços, a proteção, a preservação ambiental e a sustentabilidade dos processos.

Essa é a validação de que a empresa está operando de forma responsável e de acordo com as melhores práticas do setor, o que traz a credibilidade necessária para a continuidade dos trabalhos com colaboradores, clientes e fornecedores.

Veja Mais