Ética para transformar o futuro

Seguir adiante, retomar, reconstruir. Para continuar é necessário mostrar transparência, a mudança faz parte de qualquer trajetória, reconhecer as falhas, identificar melhorias e crescer. A reconstrução está nas mãos de todos. É no dia a dia que provamos que as atitudes corretas valem para toda a vida. Seguir um caminho com ética e integridade é agir dentro das normas legais e assumir um compromisso com todos os colaboradores e com a sociedade. Nossos clientes, parceiros e colaboradores esperam uma empresa cada vez mais transparente.

A função do Compliance na Metha S.A. é justamente assegurar que a companhia viva de acordo com a legislação vigente e os regulamentos internos, além de buscar as melhores práticas. Esse é um ideal que gera orgulho em todos os envolvidos e garante a integridade como valor fundamental na empresa.

Mensagem da administração:
nosso compromisso

Estabelecer relações éticas, íntegras e transparentes! Esse é nosso compromisso na construção e condução dos nossos negócios. Comprometida com as diretrizes definidas pela lei 12.846/2013, a Lei Anticorrupção no Brasil e melhores práticas de mercado, a Metha estruturou um Programa de Integridade que, dentre outros objetivos, visa estabelecer políticas e processos para fortalecer o ambiente de controles internos, mitigar riscos do negócio, além de orientar e garantir a aplicação de boas práticas de governança nos negócios e no dia a dia da empresa.

Pilares do Programa de Integridade

O comprometimento da alta direção é fundamental na condução do Programa de Integridade e garante que as políticas de Compliance estejam alinhadas com a estratégia e os objetivos de negócio e o perpetue nos demais níveis da organização, incluindo o Compliance na cultura organizacional da empresa.

O Programa de Integridade é suportado pelo Comitê de Compliance e Auditoria de Gestão e possui como pilares de ação:

Prevenção

+

Políticas e ações que visam mitigar riscos de integridade, atos de corrupção e fraude na condução dos negócios do Grupo. Trata-se de pilar de grande importância no gerenciamento de riscos de integridade.

Detecção

+

Mecanismos internos desenvolvidos para monitorar a aderência ao Programa de Integridade, identificar potenciais descumprimentos das políticas e oportunidades de aperfeiçoamento.

Correção

+

Este pilar visa assegurar a pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas e a tempestiva remediação dos danos gerados.

Nosso Código de Conduta

Com o compromisso de disseminar a cultura ética na Metha, a empresa conta com um Código de Conduta, que descreve as regras e princípios mestres que devem guiar e mover a ação profissional de todos os colaboradores, consolidando o compromisso com o cumprimento das leis aplicáveis às nossas atividades econômicas, e buscando comportamentos e condutas homogêneas dos colaboradores independentemente do local de atuação.

Baixar Código de Conduta

Normas internas

O cumprimento de normas é indispensável para a equidade nas relações da organização com todas as partes interessadas, e para um comportamento responsável da organização e de seus dirigentes. Além do Código de Conduta, também foram estabelecidas políticas internas específicas do Programa de Integridade.

Presentes, entretenimentos e outros gastos

+

Definição das diretrizes para a concessão de presentes, brindes, entretenimentos, representações comerciais e viagens para terceiros. Foram estabelecidos limites de valor para esses gastos, alçadas de aprovação, bem como premissas e condições que devem ser observadas.

Doações e patrocínio

+

Estabelece os procedimentos e as regras que deverão ser observadas na realização de potenciais doações para entidades beneficentes ou sem fins lucrativos e patrocínio. Foram estabelecidas as alçadas para aprovação, a utilização de instrumento contratual padrão e os requisitos mínimos e condições que devem ser atendidos para habilitação desses gastos.

Administração de contratos com clientes

+

Criação de procedimentos e regras que deverão ser observadas na administração de contratos com clientes, especialmente contratos com clientes públicos.

Política de integridade

+

Estabelece diretrizes contra a corrupção e a fraude no exercício das atividades da empresa. A norma inclui premissas de conduta, formas de interação com entes públicos, relacionamentos com terceiros, conflitos de interesse, expectativas aplicadas aos colaboradores Metha, possuindo ainda um item específico sobre a política de não retaliação a colaboradores em razão de denúncias feitas de boa-fé por meio do Canal Ética.

Baixar Normas

Pacto empresarial

A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que visa unir empresas para promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção. Com isso, o Grupo passa a fazer parte da Empresa Limpa, ação que apresenta um conjunto de diretrizes e compromissos a serem adotados pelas empresas e entidades signatárias, tornando-se referência para uma postura ética no mercado.

Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente.

Leia na íntegra

Perguntas frequentes sobre o Canal Ética

Perguntas frequentes sobre o Canal Ética

+

O Canal Ética é o meio pelo qual podem ser comunicadas eventuais violações ao Código de Conduta, às normas internas e à legislação vigente, apresentadas denúncias de fatos que acarretem em danos à imagem e operação da Metha, bem como esclarecidas as dúvidas sobre o conteúdo e sua aplicação. As comunicações são analisadas pelo Comitê de Compliance, órgão responsável por acompanhar o cumprimento das normas, responder as dúvidas apresentadas e coordenar as investigações de denúncias, feitas de forma confidencial.

Qual a importância do canal ética?

+

É uma ferramenta de fundamental importância no programa de integridade da empresa, pois as condutas praticadas e comunicadas serão avaliadas para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de mitigar eventuais danos.

Como funciona o canal ética?

+

O processo interno funciona da seguinte forma: o manifestante registra relato por meio de canal de denúncia, que pode ser identificado ou anônimo.

O Comitê de Compliance é o responsável pela análise e coordenação das investigações sobre o fato apresentado, além de responder às dúvidas expressadas. Após conclusão, o Comitê tomará uma decisão e estabelecerá as ações corretivas necessárias para o caso. Por motivos de segurança e confidencialidade, a conclusão da apuração é comunicada apenas aos manifestantes que se identificarem.

Para contatar o Canal Ética Metha é importante ter previamente as seguintes informações:

– Onde, como e quando ocorreu o fato?

– Quem são os supostos envolvidos e responsáveis?

– Quais os motivos aparentes?

Onde posso encontrar exemplos de violações ou situações conflitantes?

+

O Código de Conduta apresenta situações hipotéticas demonstrando qual deve ser a ação de seus colaboradores.

São alguns exemplos de casos de comportamentos e ações em não-conformidade com o Código de Conduta: corrupção, assédio moral ou sexual, desvios financeiros e favorecimento ilícito, uso de informações privilegiadas, tratamento desigual e condições inadequadas de trabalho e segurança.

Quais públicos o canal ética atende?

+

O Canal Ética atende a todos os colaboradores da Metha, diretos ou indiretos, que desejem realizar comunicações de boa-fé, com responsabilidade e compromisso ético.

Vale ressaltar que a apresentação de falsas acusações ou informações incorretas e inverídicas também constitui uma violação ao Código de Conduta.